Angaturama limai foi um Spinosauridae de porte médio que viveu no Cretáceo inferior, a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará. Caracteriza-se pelo focinho longo, patas posteriores impressionantemente bem desenvolvidas - que são as características da família - e por ter as narinas bem a frente dos olhos e uma protumberância, crista, na frente da cabeça, assim como nas aves. Provavelmente se alimentava de peixes, como o Barionix. Seus fósseis escassos impossibilitam uma medição exata de seu tamanho e peso.
É notável que uma outra espécie, o Irritator, pode ser da mesma espécie do Angaturama. Nesse caso, o nome Irritator deverá prevalecer, por ter sido nomeado antes.
[editar]
A palavra Angaturama deriva do Tupi e quer dizer "nobre". Na cultura tupi, Angaturama é um espírito protetor.Etimologia
[editar]Descrição
Como um dinossauro da família dos espinossaurídeos, possuía as características comuns a esses dinossauros: Cabeça longa, muito parecida com a de um crocodilo e braços grandes e fortes - algo incomum entre os terópodes. Não se sabe se ele possuía ou não uma vela nas costas, como a de seu parente Espinossauro, já que apenas foram descobertos ossos do crânio do animal. Possuía uma crista na ponta do crânio, e suas narinas ficavam exatamente a frente dos olhos, como nas aves.
Suas dimensões são muito dificeis de ser medidas, pois não há muitos fósseis disponíveis atualmente. Comparando o tamanho dos ossos já encontrados com o de outros espinosaurídeos, pode-se chegar a uma estimativa, que fica entre os 5 e 6 metros de comprimento, os 500 a 700 kg de peso e 3,0 m de altura.
[editar]Dieta
Como os seus parentes, o Angaturama deveria ser piscívoro, no máximo alimentando-se de algum dinossauro pequeno ou de algum pterossauro. Assim como os outros espinossaurídeos, provavelmente não conseguiria derrubar uma grande presa, assim priorizando a dieta baseada em peixes.
[editar]Irritator
Quando o Angaturama foi descoberto, em 1996, um outro dinossauro já havia sido encontrado, o Irritator, do qual, se tem fósseis do crânio que se encaixam perfeitamente com os do primeiro. Isso pode levar a crer que ambos possam ser a mesma espécie, ou até mesmo, o mesmo espécime. Se for comprovado isso, o nome Irritator Challengeri terá prioridade, pois foi registrado antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário