The Lost World: Jurassic Park, também conhecido como Jurassic Park II (no Brasil, O Mundo Perdido: Jurassic Park, também conhecido como Jurassic Park 2) é um filme estadunidense de 1997, do gênero ficção científica, dirigido por Steven Spielberg, com roteiro baseado em obra de Michael Crichton.
É a continuação do filme Jurassic Park, de 1993. Baseia-se também em outro livro homônimo de Michael Crichton, The Lost World.
O filme foi produzido pelos estúdios Amblin Entertainment e Universal Pictures. A música é de John Williams, a direção de fotografia de Janusz Kaminski, o desenho de produção de Rick Carter, a direção de arte de Lauren E. Polizzi, Paul M. Sonski e William James Teegarden, a ediçãode Michael Kahn e os efeitos especiais de Industrial Light & Magic e Stan Winston Studios.
[editar]Quatro anos após o incidente ocorrido na Ilha Nublar (acontecimentos do primeiro Jurassic Park), que resultou na morte de cinco pessoas, o ex-megacapitalista agora regenerado ambientalista John Hammond, ex-diretor da InGen (International Genetic Technologies), responsável pela criação do Jurassic Park, o parque temático habitado por seres pré-históricos, descobre que algumas espécimes de dinossauros ainda vivem na ultra-secreta Ilha Sorna, também conhecida como "Sítio B", onde os dinossauros eram criados antes de serem mandados à Ilha Nublar para serem expostos ao público. Sabendo que seu sobrinho, o inescrupoloso Peter Ludlow, atual diretor da InGen pretende mandar uma expedição à Ilha Sorna com a intenção de capturar espécimes de dinossauros para serem expostos na nova sede do Jurassic Park na cidade de San Diego, Hammond convoca uma equipe de quatro pessoas para mandar à ilha antes dos mercenários, para registrar os animais em seu habitát natural, com a intenção de apresentar ao mundo sua criação e fazer do lugar um santuário proibido para todos, preservando assim, as espécies que lá vivem. A equipe de Hammomd, liderada pelo matemático Dr. Ian Malcolm, que condenou o parque no episódio anterior, conta também com a paleontóloga Dra. Sarah Harding, namorada de Malcolm, além do fotógrafo e integrante do Greenpeace, Nick Van Owen, e do perito em equipamentos do campo, Eddie Carr. A princípio, Malcolm nega-se a ir, pois as lembranças do incidente na Ilha Nublar ainda o atormenta, mas muda de idéia ao descobrir que Sarah já fora enviada à ilha. Revoltado, Ian decide ir à ilha com a missão de resgatá-la das feras pré-históricas. Porém, lá, a equipe de Ian (que também conta com sua filha, Kelly Malcoln, que foi escondida no trailer) defronta com a equipe de Ludlow. Mesmo com interesses opostos, o destino dos dois grupos se cruzam, obrigando-os a se aliarem para uma causa em comum: a sobrevivência.Sinopse
[editar]Elenco principal
- Jeff Goldblum .... Dr. Ian Malcolm
- Julianne Moore .... Dra. Sarah Harding
- Pete Postlethwaite .... Roland Tembo
- Arliss Howard .... Peter Ludlow
- Richard Attenborough .... John Hammond
- Vince Vaughn .... Nick Van Owen
- Vanessa Lee Chester .... Kelly Malcolm
- Peter Stormare .... Dieter Stark
- Harvey Jason .... Ajay Sidhu
- Richard Schiff .... Eddie Carr
- Thomas F. Duffy .... Dr. Robert Burke
- Joseph Mazzello .... Timothy "Tim" Murphy
- Ariana Richards .... Alexis "Lex" Murphy
- Ricardo Visnnardi .... Ronald Murphy
- Camilla Belle .... Cathy Bowman
[editar]Principais prêmios e indicações
Oscar 1998 (EUA)
- Recebeu uma indicação, na categoria melhores efeitos especiais.
Prêmio Saturno 1998 (EUA)
- Recebeu uma indicação, na categoria melhor diretor (Steven Spielberg).
- Recebeu uma indicação, na categoria melhor filme de ficção científica.
- Recebeu uma indicação, na categoria melhores efeitos especiais.
- Recebeu uma indicação, na categoria melhor atuação de atriz jovem (Vanessa Lee Chester).
- Recebeu uma indicação, na categoria melhor ator coadjuvante (Pete Postlethwaite).
MTV Movie Awards 1998 (EUA)
- Recebeu uma indicação, na categoria melhor cena de ação.
Framboesa de Ouro 1998 (EUA)
- Recebeu uma indicação, na categoria pior remake ou seqüência.
- Recebeu uma indicação, na categoria pior roteiro.
- Recebeu uma indicação, na categoria especial desrespeito à vida humana e à propriedade privada.