terça-feira, 31 de julho de 2012


alossauro (Allosaurus, que significa "lagarto diferente") foi um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, pertencente à família Allosauridae. Viveu no fim do período Jurássico em vários continentes (América do SulAmérica do NorteÁfricaOceânia e Europa (Ou seja, viveu em todos os continente excepto a Antártida e a Ásia)). Media em torno de 9 metros de comprimento, podendo alcançar os 14 metros de acordo com alguns vestígios fósseis, pouco mais de 5,6 metros de altura e pesava entre 1,5 e 3,8 toneladas (algo equivalente a um elefante).
O primeiro fóssil de alossauro foi descoberto em 1877 por Othniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de cem ossos referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.
Provavelmente o Alossauro foi dos maiores dinossauros carnívoros do período Jurássico. Ele se destacava também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes afiados, mas também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero. Dentre suas presas, estavam animais como o apatossauro, o estegossauro, etc. E segundo estudos acerca do animal, acredita-se que mesmo com o tamanho imenso o alossauro seria um animal ágil e perigoso, que costumaria caçar em bandos. Uma prova interessante acerca do instinto predatorial do alossauro talvez seja a da descoberta de mordidas de alossauros na cauda fóssil de um apatossauro, que deixa a impressão de que o alossauro mordeu sua cauda (que por coincidência é a principal defesa do apatossauro) com uma força intensa            
O dilofossauro (Dilophosaurus wetherlli, do grego δύο (di) + λοφος (lophos) + σαῦρος (sauros); "lagarto de duas cristas") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Jurássico. Media em torno de 5 a 7 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava cerca de 500 quilogramas.
O dilofossauro viveu na América do Norte e foi descoberto em 1942 no Arizona, Estados Unidos. Foi um dos primeiros grandes terópodes, possuía duas cristas na cabeça, formando uma espécie de "V", possivelmente usada para impressionar as fêmeas ou assustar inimigos.
Essa espécie apareceu no primeiro filme da série Jurassic Park, quando o personagem de Wayne Knight (Dennis Nedry) é atacado após um acidente enquanto tentava fugir da ilha Nublar. Ao contrário do que é mostrado no filme, não há evidências de que este animal era capaz de cuspir veneno em suas vítimas. O dilofossauro tinha o mesmo tamanho aproximado de um Megaraptor, mas provavelmente bastante menos inteligente; pois o dilofossauro provavelmente caçava sozinho, e o Megaraptor em bandos, o que fazia da caça dos Megaraptors mais bem sucedida.

todos os dinossauros existentes


A

Crânio de tarbossauro

[editar]B

[editar]C

[editar]D

[editar]E

[editar]F


[editar]G

[editar]H

[editar]I

[editar]J

[editar]K

[editar]L

[editar]M

[editar]N

[editar]O

[editar]P

[editar]Q

[editar]R

[editar]S

[editar]T

[editar]U

[editar]V

[editar]W

[editar]X

[editar]Y

[editar]Z